Desde 27 de setembro de 1980 que comemoramos o Dia Mundial do Turismo. Essa data foi estabelecida pela ONU ainda em 1979 buscando promover e propagar o conhecimento internacional acerca da importância do turismo e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais.

E um exemplo claro disso é que em meio a guerras, desastres naturais, crise mundial econômica, revoltas políticas e protestos pelo mundo, as pessoas ainda estão viajando e em um número nunca visto igual. Um recorde, na verdade, pois cerca de 467 milhões de turistas pegaram a estrada só no primeiro semestre de 2012, com um crescimento de 05% em comparação a 2011, com a previsão para o final do ano caminhando firme para ultrapassar a faixa de 1 bilhão de viajantes.

E como todo ano a ONU escolhe um tema para as comemorações da data, a deste ano não poderia ser outra senão: “Turismo e energia sustentável” (a palavra mais utilizadas no século XXI), que tem como objetivo demonstrar o papel importante do turismo sustentável (olha ela ai de novo, rs), tema já abordado em 2010, mas com um enfoque maior no desenvolvimento de energias limpas, com o acesso a toda população mundial a serviços energéticos modernos, eficientes e acessíveis. A tentativa é demonstrar como o Turismo, enquanto um dos maiores setores da economia mundial, vem melhorando sua eficiência energética utilizando energia sustentável (mais uma vez) em suas operações e assim contribuindo para a formação de novos empregos e preservação do planeta.

Vamos arrumar as malas?!?!

Anúncios